quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Foco

Sabe aquelas fotos que saem embaçadas e você acha a sua camera um lixo?
Pois é, o grande vilão disso tudo é o FOCO!
Vou pular explicações técnicas, de como funciona o foco nas lentes e etc.. E vamos direto ao ponto: obter imagens nítidas!
Existem muitos problemas e erros que podem ser consertados ou pelo menos amenizados com algum programa de edição de imagem, como o Photoshop, mas infelizmente o foco NÃO é um desses! Ouviu bem? NÃO tem muito o que fazer.. Até da pra tentar dar uma melhorada, mas provavelmente o resultado não vai ficar legal.
Então se você clicou uma imagem sem foco, provavelmente você a perdeu.

Pode parecer meio básico demais este assunto, mais percebi que muita gente ainda não sabe da existência do "meio-botão", pra focar antes de clicar a foto.

Funciona assim:
O botão que dispara a câmera tem duas posições quando pressionado:
- Pressionando levemente (chamado de meio botão) - ele vai focar no assunto(objeto ou pessoa que você deseja fazer a foto);
- E se pressionado até o final, vai tirar a foto.

Quando o assunto foi focado corretamente, a camera avisa emitindo um bip sonoro, alem do bip também é sinalizado visualmente com alguma cor diferente na área focada na tela da câmera, como na imagem abaixo.




Ainda tem dificuldades para focar!?

Experimente:
- Focar na área mais iluminada do assunto,sabe aquela luz da câmera (geralmente laranja) que acende antes das fotos? Não serve apenas para cegar as pessoas, também ajuda muito para focar em situações com menos luz!
- Focar em áreas com mais detalhes (veja como é complicado focar uma folha de sulfite totalmente branca, pois a câmera não consegue se basear em nenhuma linha nítida para acertar o foco).

2 comentários:

  1. haaaaaaaaaan
    então vou começar a utilizar esse recurso da minha camera hein hein hein!

    ResponderExcluir
  2. olha o bb dele @@
    queria treinar.. cadê minha cam?rs
    :*

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails