sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Modos de cena

Olá!
Nesse post quero mostrar como funcionam os modos de cena. Esses modos ajustam automaticamente a câmera, da melhor forma para conseguir uma imagem nas condições mais variadas.
*Lembrando que nem sempre os modos são localizados em botões como na foto abaixo, em muitas câmeras você tem acesso a eles através do menu.



Os modos principais e mais comuns nas câmeras são:

-Auto
-Paisagem
-Macro
-Retrato
-Noturno
-Retrato noturno
-Esporte

Vou explicar por cima como funcionam, seguido de algumas dicas:

-AUTO é um modo padrão, pra quem não quer ter muito trabalho. Totalmente automático é ligar e clicar (é claro que toda preguiça tem seu preço, as imagens não vão ser tão boas quanto nas que são utilizadas o modo correto).

-PAISAGEM geralmente é sinalizado pelo ícone de duas montanhas. Este modo é utilizado para tirar fotos de uma grande área mantendo tudo em foco.

-MACRO Atire a primeira pedra quem nunca passou por isso: querer tirar foto de algo pequeno, mas não consegue focar por estar muito perto do assunto? Então, tente focar usando este modo. Algumas câmeras focam a distancia mínima de até 1cm. O macro é sinalizado por uma "florzinha" na câmera.
Uma dica legal para o modo Macro: se a distancia mínima de foco da câmera ainda não for suficiente, utilize o zoom aliado ao macro, assim vc estará utilizando 100% do potencial da sua câmera. (*Lembrando que nem todas as câmeras permitem o uso do zoom aliado ao macro). Tirar uma foto na resolução máxima da sua câmera depois recortar apenas a área desejada também vale!

-RETRATO como o próprio nome já diz serve para fazer retratos de pessoas. Sabe aquelas fotos de pessoas com o fundo embaçado, desfocado, destacando bem a pessoa ou assunto do fundo? Este modo potencializa esse efeito.
Quando for utilizar este modo vale uma atenção especial no foco, um descuido e você pode focar o fundo e acabar deixando a pessoa desfocada.

-NOTURNO utiliza-se pra fazer fotos em lugares com pouca luz, geralmente aumenta o tempo em que a foto fica batendo para a entrada de mais luz na câmera, e consequentemente qualquer movimento é capaz de deixar a foto borrada.
Dica útil para esse modo é colocar a câmera em algum lugar fixo (mesa, banco, muro, etc), ao invés de segurar na mão, ou então, se não for possível, apoiar a mão em algo local fixo enquanto segura a câmera (arvore, batente de porta ou parede), evitando assim a "tremida" na foto.
Ou se quiser levar a brincadeira mais a sério invista em um tripé. Garanto que não vai se arrepender!

-RETRATO NOTURNO é indicado para tirar fotos de pessoas a noite. Este modo funciona mais ou menos como o modo noturno mas, com a diferença que o flash é acionado.
Apesar do movimento da pessoa ser "congelado" pelo flash, o fundo funciona como no modo noturno, assim exigindo uma mão firme pra não "tremer" a foto.
Geralmente indicado pelo desenho de um "homenzinho"com uma estrela ao fundo.

-ESPORTE é indicado para clicar assuntos em movimentos mais rápidos, aumenta a velocidade da foto assim "congelando" o movimento.
(*Lembrando que é indicado para ambientes bem iluminados, pois aumentando a velocidade as chances de que as fotos fiquem escuras são bem maiores).
Indicado pelo ícone de um "bonequinho" inclinado correndo.



Também são comuns modos:

-Prioridade Abertura;
-Prioridade Velocidade;
-Manual.

Mais esses modos eu vou deixar para mais além, pois exigem um conhecimento um pouco mais avançado. Volto neles quando for explicar como funciona cada parâmetro.

Certinho? Pratiquem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails