terça-feira, 5 de outubro de 2010

Enquadramento

Um "erro" que costumo ver a galera cometer, é a idéia de "enquadrar certo é por o assunto sempre no meio da imagem" isso não é verdade!
Uma regrinha simples mais que faz uma grande diferença na hora de enquadrar é a regra dos terços

É mais ou menos assim:





Imagine duas linhas verticais e duas horizontais, formando espécie de um jogo da velha dividindo a imagem,essas linhas servirão de guias para enquadrar o assunto, e tambem existem os "pontos de ouro" que são onde as linhas se cruzam.
*Muitas cameras ja estão vindo com a opção de ver essa grade dos terços no visor, caso sua câmera nao possua essa opção você pode mentalizar as linhas.
Ao invés de centralizar sempre, experimente posicionar assunto em alguma dessas linhas ou pontos, com certeza suas imagens ficarão muito mais interessantes!

Algumas fotos utilizando a regrinha dos terços:

Sakae 栄
As "japas" posicionadas no ponto de ouro.

Seki Morining 関
O horizonte posicionado na linha horizontal de baixo da grade dos terços.

Thiaguin
Pessoa posicionada na linha vertical esquerda.



Outra regrinha legal de saber também é a que quando se retrata um movimento, é interessante deixar sempre uma "área de escape" à frente do assunto (para onde ele supostamente vai se mover) para sugerir a sequência do movimento.

Ex: um carro em movimento
você já aprendeu a deslocar um pouco do centro..
Certo, mas pra que lado deslocar?
Desloque pro lado que o espaço à frente do carro seja maior que atrás, asim sugerindo movimento à foto.
mais ou menos assim:

volkswagen

Essa regra fuciona com tudo que se mova carros, motos, cachorros, gatos, cavalos, pessoas.. etc!


Dica: lembrando que toda regra tem sua exceção, nao é necessário obrigatoriamente utilizar essas regras em 100% das fotos.
É importante experimentar e descobrir quando é melhor usar e não usar, e agora com a facilidade que fotografia digital proporciona (clicou, não ficou bom? clica de novo!) experimente até a composição da imagem ficar agradável de ver (haja paciência do(a) "modelo" se estiver fazendo retratos! rs) um pouco repetitivo, cansativo mais garanto que vale a pena!

Pratiquem!

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails